Bolsonaro sobre limite na CNH: ‘Por mim, eu botaria 60 pontos’

“A indústria da multa vai deixar de existir no Brasil”, disse o presidente

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (5) que elevaria de 20 para 60 pontos o limite para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Na terça, Bolsonaro entregou pessoalmente à Câmara dos Deputados um projeto de lei que muda o Código de Trânsito Brasileiro. A proposta amplia de 20 para 40 pontos o limite para suspensão da CNH e elimina exames toxicológicos para motoristas profissionais.

As duas medidas eram promessas feitas a caminhoneiros ainda durante a campanha eleitoral. Para que entrem em vigor, o projeto precisará ser discutido no âmbito das comissões e, depois de aprovado, apreciado pelo plenário da Câmara e do Senado.

“Fui lá na Câmara dos Deputados, falei com o presidente Rodrigo Maia, o nosso aliado em vários projetos, apresentar um projeto para fazer com que a Carteira Nacional de Habilitação passe sua validade de cinco para 10 anos. Para que o caminhoneiro que transporta aqui o que o Centro-Oeste produz não perca sua carteira com vinte pontos, e, sim, com 40 pontos. Por mim, eu botaria 60 (pontos). Porque, afinal de contas, a indústria da multa vai deixar de existir no Brasil, como em Goiás”, disse Bolsonaro.

O presidente ainda citou outro ponto do projeto: o que acaba com a multa para quem não usa cadeirinhas para crianças. Nesse caso, a infração continua valendo; apenas a cobrança da multa deixará de existir.

“Quero ver se vão continuar multando. Lá no Rio de Janeiro o que é comum: O pessoal faz plantão em cima de escola onde o pai paga R$ 3 mil, R$ 4 mil de mensalidade. Escola pobre não tem multa. Então é um negócio direcionado para tirar dinheiro do povo. Continua punição na carteira, pontuação. Tiramos o dinheiro fora”, explicou.

Fonte: Jovem Pan – *Com Estadão Conteúdo

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta