Bolsonaro brinca com crianças: “Vocês vão garantir nossa aposentadoria”

No Palácio do Alvorada, em tom de brincadeira, o presidente foi corrigido por Paulo Guedes, que lembrou a capitalização; Bolsonaro retrucou, dizendo que Guedes “Vai depender do INSS”, já que “está quase se aposentando”. Confira

Bolsonaro e crianças
Jorge William/Agência O Globo

Bolsonaro disse a crianças que elas vão “Salvar nossa aposentadoria”

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) aproveitou uma cerimônia da qual participaram alunos do ensino fundamental para falar sobre a reforma da Previdência para crianças. Após o ato de hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada, disse que os estudantes são o futuro do País e, brincando, que a aposentadoria dos ministros dependeria do trabalho dos estudantes, inicialmente sem mencionar o regime de capitalização, que dispensaria essa contribuição dos mais jovens para quem está aposentado.

“Até vocês, quando vocês estiverem trabalhando, vocês vão garantir a nossa aposentadoria, desse pessoal que está aqui atrás. Então, nós precisamos bem formar vocês”, disse Bolsonaro , interrompido por risos dos ministros.

O ministro da Economia, Paulo Guedes , fez sinal de negativo com a mão, lembrando que o regime de capitalização dispensaria essa contribuição dos pequenos. Bolsonaro se referia ao atual sistema de repartição, em que os que estão trabalhando contribuem para pagar os benefícios dos inativos. “Nós vamos libertá-los deste peso”, afirmou Guedes.

Em seguida, o presidente faz referência ao novo sistema de capitalização , que vem sendo contestado por parlamentares. No modelo, cada trabalhador seria responsável pela própria poupança no futuro. A capitalização seria voltada apenas para novos entrantes no mercado de trabalho.

“Nós estamos tentando aqui… Não vou explicar aqui… Uma outra forma de aposentadoria, mas não vai ser de uma hora para outra, disse Bolsonaro, emendando outra brincadeira com seu ministro da Economia: “O Paulo Guedes vai depender do INSS com toda certeza, está quase se aposentando”.

O presidente recomendou ainda que as crianças estudem para garantirem um futuro melhor: “O que vai fazer vocês felizes lá na frente vai ser o conhecimento que vocês adquirirem na escola agora. E só tem uma maneira de adquirir conheciento: respeitar professor, respeitar o símbolo da República, respeitar os mais velhos, pedir bênção para papai e para mamãe logo cedo. Porque assim todos nós seremos felizes no futuro”, defendeu.

Essa é a segunda vez que o presidente reúne ministros para participar da cerimônia de hasteamento da bandeira no Alvorada. Os alunos que participaram do evento são da Escola Municipal Bela Vista, do Novo Gama (GO). A escola foi convidada para o ato no último sábado (18) e levou 36 alunos para a cerimônia, todos do 5º ano do Ensino Fundamental. Além de ouvirem o discurso do presidente, eles cantaram o Hino Nacional durante o hasteamento da bandeira nacional e três deles interpretaram o Hino em Libras e depois conversaram na língua de sinais com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. A cerimônia ocorreu antes da 12ª reunião do Conselho de Governo, da qual participam todos os chefes de ministérios.

Fonte: Ultimo Segundo

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta