Aula inaugural do Curso de Cidadania e Controle Social acontecerá dia 09

A aula inaugural da 6ª edição do curso de extensão sobre Cidadania e Controle Social, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), será realizada no próximo dia 9 de maio, às 19 horas, no auditório da Escola Superior de Contas. O vice-presidente do TCE-MT, conselheiro interino Luiz Henrique Lima, abrirá o ciclo de aulas do curso.

Também participarão da aula inaugural a coordenadora de Inovação em Tecnologia Educacional da UFMT, Rosana Abutakka dos Anjos, e a vice-diretora da Escola de Contas do TCE-MT, Esther de Mello Menezes.

A aula inaugural destina-se aos cursistas e tutores do EaD/CCS e está aberta à participação de interessados no tema Cidadania e Controle Social. Haverá certificação de 2 horas para os participantes. A inscrição para a aula inaugural do curso poderá ser feita no local.

O curso de extensão sobre Cidadania e Controle Social, promovido pelo TCE desde 2012, garantiu para esta edição 1.000 vagas para conselheiros de políticas públicas de Mato Grosso e interessados em geral que fizeram a inscrição previamente. As vagas foram distribuídas em 20 turmas de 50 cursistas. O curso tem carga horária de 100 horas/aula e será certificado pela UFMT.

Durante o curso, os participantes serão acompanhados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma digital própria do curso, nos fóruns e grupos de redes sociais, por tutores selecionados pela UFMT via edital e supervisionados por servidores pertencentes ao quadro de instrutores internos do TCE-MT. Os tutores foram capacitados especialmente para a tarefa.

Entre os temas a serem abordados no curso estão o funcionamento do Estado, as peças de planejamento e orçamentárias, como PPA e LOA, os instrumentos de fiscalização e a relevância dos conselhos de políticas públicas. O terceiro módulo foi ampliado para reforçar a criação, a composição e o funcionamento dos conselhos, cuja existência é obrigatória, como os conselhos de educação, saúde, assistência social e alimentação escolar.

O Curso de Extensão via EaD insere-se no âmbito do Projeto 2 – Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), tendo como base o diagnóstico realizado em 2012 pelo Tribunal em parceria com a UFMT, que apontou a necessidade de promover capacitação continuada para os conselheiros dos Conselhos de Políticas Públicas.

Em 2018, o curso disponibilizou também 1.000 vagas e teve uma grande abrangência com inscritos residentes em 111 dos 141 municípios de Mato Grosso, além de 61 municípios de outros estados da Federação.

Outro dado impactante registrado na 5ª edição do curso foi o índice baixíssimo de evasão, com apenas 2% dos inscritos não concluindo a capacitação, e um alto percentual de aprovação, que alcançou 87% dos participantes.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta