Dia D da campanha de vacinação contra gripe em VG acontece neste sábado

Neste dia a vacinação acontece nas 19 Unidades Básicas de Saúde das 8 às 17h sem intervalo para almoço

Será realizado neste sábado, 04, o Dia D da campanha de vacinação nacional contra a gripe. Todas as 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande estarão aplicando as doses a todos que pertencem aos grupos prioritários. No Centro de Especialidades Médicas (CEM) – antigo Postão, também estará sendo realizada a imunização, que será feita das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço em todos os postos.

O público alvo estipulado é de 58.560 pessoas, desses apenas 10.888 foram imunizadas até a data de hoje. A campanha teve início no último dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande espera avançar, a aumentar o número de doses aplicadas com a realização do Dia D.

Fazem parte desse grupo crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, idosos com 60 anos ou mais, pacientes com comorbidades (portadores de doenças crônicas), população indígena, pessoas privadas de liberdade (reeducandos e adolescentes internados em medidas socioeducativas), funcionários do sistema penitenciário, além de profissionais da saúde, professores das redes pública e privada e profissionais das forças armadas. Antes de iniciar a campanha os profissionais de enfermagem das unidades básicas de saúde participaram de um curso de capacitação e orientações técnicas acerca da campanha nacional, organização, distribuição e como se deve proceder ao ministrar as doses nos indivíduos aptos a receberem a vacina.

“Os indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram podem aproveitar o D que é totalmente voltado para a aplicação da dose, e se deslocar a uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, para receber a proteção. Lembrando que a dose é muito importante e pode vir a prevenir não só a gripe mais a outros agravantes de um simples resfriado”, destacou Relva Cristina de Moura, que é a gerente da Vigilância Epidemiológica.

Em 2018 a meta alcançada foi de 97% da população prioritária, sendo que o exigido pelo Ministério da saúde é de vacinar pelo menos 95% da demanda. Após o Dia D, a campanha segue normalmente em todas as 19 unidades básicas de saúde, que também estarão realização a atualização da caderneta de vacina. Relva ressalta que a vacina disponível protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

“Todos os postos de saúde de Várzea Grande participaram do Dia D, exceto a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA do Ipase) e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSM-VG). Lembrando que a campanha ocorrerá em período integral sem interrupções para o almoço”, enfatiza a gerente.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta