Dicas do Procon: Consumidor pode pedir teste de qualidade do combustível

A melhor forma de evitar esse tipo de transtorno é a prevenção e o teste de qualidade

Você tem ideia da qualidade do combustível que vai no seu carro? Já percebeu se deu algum problema depois de abastecer? Muita gente já passou por essa situação e não soube que caminho percorrer para ter seu problema solucionado. Muita gente pode não saber, mas o consumidor pode pedir o teste de qualidade da gasolina, do etanol e do diesel. O Procon Municipal de Cuiabá informa que os postos de combustíveis são obrigados a ter um aviso ao cliente sobre a possibilidade de testar gratuitamente a qualidade dos produtos quando for solicitado.

O secretário-adjunto de Defesa do Consumidor, Gustavo Costa orienta que a melhor forma de evitar esse tipo de transtorno, é a prevenção e o teste de qualidade. “Devido a pressa, o consumidor acaba não pedindo, mas se você tem alguma dúvida, o direito do consumidor garante esse benefício. É melhor perder um tempo na hora do abastecimento e assim evitar mais tarde dor de cabeça com conserto do veículo”, reforçou Costa.

Outra orientação do secretário-adjunto é que, se por ventura o posto se recusar, o consumidor deve procurar a unidade do Procon Municipal para registrar a reclamação. “A população é a nossa principal parceira para a fiscalização para detectar as possíveis irregularidades existentes”, afirmou.

“Para evitar esse tipo de imprevisto, o órgão recomenda aos consumidores que abasteçam sempre no mesmo posto, além disso, desconfie de postos que oferecem combustíveis a preços muito abaixo da média da região”, finalizou.

Teste de Qualidade – No caso da gasolina, o consumidor pode pedir para verificar o aspecto visual do combustível – que precisa estar límpido e variar de incolor a amarelo e solicitar exames da densidade relativa e do teor de álcool anidro (que deve ser de 25%, com margem de tolerância de 1 ponto percentual para cima ou para baixo).

Para o álcool hidratado (usado como combustível), o motorista pode pedir os testes de massa específica, teor alcoólico e aspecto visual – o produto deve ser sempre incolor. O óleo diesel, por sua vez, precisa ser amarelo-escuro, e o cliente também pode exigir um teste de densidade relativa.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta