Secretaria de Saúde de VG promove ações em alusão ao Dia Mundial do Rim

No local está sendo realizadas ações de conscientização e aferição de pressão

Em função do Dia Mundial dos Rins, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande em parceria com Instituto Nefrológico de Mato Grosso (Inemat), está promovendo ações de orientações e cuidados aos rins durante todo o dia de hoje. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a saúde desses órgãos. As atividades estão sendo realizadas nesta quinta-feira, 14 de março, das 8h às 18h, na Praça Aquidaban, região Central de Várzea Grande.

No local estão sendo realizados procedimentos como aferição de pressão, orientação com especialistas e outras atividades que acontecerão gratuitamente para o cidadão, no intuito de estimular a prevenção de doenças nos rins.

O médico nefrologista e representante do INEMAT, Dr. Vitor Carlos Souza Vieira fala da importância do evento que busca conscientizar a população e os trabalhadores da área de saúde sobre o cuidado com os rins. “Infelizmente, muitos pacientes já chegam para fazer o tratamento em fases avançadas. Quando a descoberta de algum problema nos rins acontece precocemente, há uma grande probabilidade de cura”, assegura.

Durante as ações, caso a pessoa tenha suspeita de algum acometimento nessas glândulas, será encaminhada para realizar outros procedimentos em uma unidade básica de saúde mais perto de sua residência.

A enfermeira Saskia Eduardo Lorenzetti, que também participa da organização do evento, orienta que as pessoas bebam muita água, pratiquem atividade física, consumam pouco sal e evitem ganhar peso. Ela frisa que manter um estilo de vida saudável é importante para evitar danos aos órgãos. Ela ressalta que hipertensos, diabéticos, obesos, tabagistas e pessoas com histórico familiar da doença devem ter “muito cuidado” com os rins. “Normalmente as pessoas só buscam cuidar desses órgãos em estado terminal, devemos nos atentar aos cuidados e medidas de prevenção. Atualmente a rede possui cerca de 200 pacientes em tratamento renal crônico, um número considerado muito alto”, afirma Saskia.

A enfermeira explica ainda que durante as ações, caso a pessoa tenha suspeita de algum acometimento nessas glândulas, será encaminhada para realizar outros procedimentos em uma unidade básica de saúde mais perto de sua residência.

Campanha e dados:

Com a campanha “Saúde dos Rins para Todos”, o Dia Mundial do Rim, foi criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia, tendo como objetivo reduzir o número de casos de doença renal. Dentre as funções, os rins regulam a pressão, filtram o sangue, produzem hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Doença Renal Crônica (DRC) causa cerca de 2,4 milhões de mortes por ano, das quais a Injúria Renal Aguda (Ira), que é um fator de risco para a Doente Renal Crônico (SCR), afeta mais de 13 milhões de pessoas.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta