Juan Guaidó promete imunidade a militar que abrir caminho para ajuda humanitária

Presidente encarregado pede a militares que descumpram ordem de Maduro e autorizem passagem de caminhões com alimentos e remédios na fronteira; Guaidó não cita novas eleições, cujo prazo para convocação termina hoje

Juan Guaidó se autoproclamou presidente da Venezuela há exatamente um mês, mas ainda não convocou eleições
Reprodução

Juan Guaidó se autoproclamou presidente da Venezuela há exatamente um mês, mas ainda não convocou eleições

O presidente encarregado da Venezuela, Juan Guaidó, anunciou neste sábado (23) a promessa de não enquadrar como traidores da pátria aqueles militares que descumprirem a ordem de Nicolás Maduro e autorizarem a entrada de ajuda humanitária no país.

“Na minha condição de Comandante-Chefe da Força Armanda Nacional, dada as circunstâncias excepcionais que vive a República, torno sem efeito a qualificação de traidores da pátria para efetivos militares que cruzarem a fronteira”, anunciou Juan Guaidó . “Todo aquele que não esteja ao lado do povo e impessa a entrada de ajuda humanitária é um desertor que trai nossa população. Aqueles que nos ajudem a salvar vidas são os verdadeiros patriotas”, completou.

Em Cúcuta, na Colômbia, onde esteve reunido durante toda a manhã com líderes da América Latina, Guaidó fez pronunciamento no início desta tarde para repetir o apelo aos militares leais ao regime de Nicolás Maduro .

“Enquanto estamos aqui, buscando ajuda humanitária, há quem prefira bloquear o caminho, espalhando violência “, disse o presidente venezuelano reconhecido por governos como o dos Estados Unidos e do Brasil.

“Bem-vindos ao lado certo da história. Bem-vindos os militares que estão ao lado da Constituição. A anistia e a garantia são um fato a todos que estão dispostos a ajudar o povo da Venezuela e respeitarem a Constituição. Manifestem-se nesse momento histórico para acabar com a usurpação e fazer com que a Venezuela reencontre o caminho da prosperidade, respeitando os direitos humanos”, completou.

Guaidó completa neste sábado um mês como presidente autodeclarado da Venezuela . A Constituição do país prevê que este é o prazo (30 dias) para a convocação de novas eleições. O tema, no entanto, não foi citado por Guaidó em seu pronunciamento.

Logo após o discurso, que foi acompanhado pelo presidente colombiano, Iván Duque, Guaidó subiu em um dos dez caminhões carregados com alimentos e remédios adquiridos em cooperação entre os EUA, a Colômbia e o Chile.

Os veículos seguirão para uma das pontes que cruzam o rio Táchira, na fronteira com a Venezuela. Essas pontes foram bloqueadas com barris, cercas e contêineres, a mando do governo Maduro. O  fechamento da fronteira motivou protestos violentos ao longo deste sábado.

Caso as tropas de Maduro não autorizem a passagem da caravana de Juan Guaidó , os caminhões ficaram perfilados em frente ao bloqueio na fronteira colombiana. A situação se repete na fronteira da Venezuela com o Brasil, onde uma carreta com insumos enviados pelo governo federal e pelos EUA já aguarda autorização para seguir viagem.

Fonte: Último Segundo

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta