Projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias chegam à Câmara Municipal de Várzea Grande, que irá analisar as propostas e ouvir a população
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (MDB), recebeu, na sexta-feira (29), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2026. A prefeita Flávia Moretti (PL) e sua equipe, composta pelos secretários Marcos José (Gestão Fazendária) e Drielli Martinez (Planejamento), estiveram presentes para protocolar o documento.
O projeto, que define o orçamento de Várzea Grande para o próximo ano, prevê uma estimativa de receita de mais de R$ 2 bilhões. Entre os principais destaques, estão obras essenciais como a nova rodoviária, o Mercado Municipal, a maternidade e o Instituto Médico Legal (IML). Além disso, o orçamento inclui a construção de novas unidades de saúde e a pavimentação asfáltica em diversos bairros.
A prefeita Flávia Moretti destacou que o orçamento reflete o plano de governo da gestão, elaborado em conjunto com a população. “Estamos avançando. Esse orçamento, o primeiro da gestão, foi planejado por meio do nosso plano de governo, que foi elaborado em conjunto com a nossa população várzea-grandense”, afirmou.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli, reforçou que o planejamento atende aos pedidos da população. “Essa nossa estimativa para o próximo ano vem de encontro com os pedidos da nossa população. Flávia e eu estamos diariamente na rua, pois não somos só uma gestão de gabinete, ouvimos diariamente a nossa população”, disse.
A secretária de Planejamento, Drielli Martinez, explicou que o orçamento de 2026 já contempla diversos pontos do Plano Plurianual (PPA), com foco em obras que já estavam previstas. “A gestão tem seguido à risca todo o plano de governo, o qual foi elaborado por meio de discussão com a população do município”, contou.
Também foi destacado no projeto a concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE), além da ampliação de serviços nas áreas de saúde e educação, conforme ressaltou o secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva.
Ao receber o projeto, o presidente Wanderley Cerqueira afirmou que a Câmara irá agora iniciar a análise das propostas. “Vamos analisar, ouvir a população e verificar as prioridades”, disse o presidente, ressaltando o compromisso do Poder Legislativo em fiscalizar e debater o orçamento municipal com a devida atenção.