As ferramentas ampliam a transparência, facilitam o controle social e reforçam a atuação preventiva do Tribunal na fiscalização das gestões municipais e estaduais
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) disponibilizou dois novos módulos no Sistema Radar de Controle Público: o Radar de Contratos e o de Situação Fiscal dos Municípios. Desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (SETI), as ferramentas ampliam a transparência, facilitam o controle social e reforçam a atuação preventiva do Tribunal na fiscalização das gestões municipais e estaduais.
O módulo de Contratos consolida dados sobre contratações firmadas pelos fiscalizados, tais como valores, prazos, objetos, fornecedores e status de execução contratual. Já o Radar Situação Fiscal fornece indicadores que facilitam a avaliação da saúde financeira dos municípios, como de arrecadação, despesa, resultado primário, limites legais e compromissos orçamentários.
Para o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, a iniciativa representa mais um avanço na política de transparência do Tribunal. “Estamos investindo em inteligência, automação e dados públicos acessíveis. O cidadão precisa entender como está sendo gasto o dinheiro público, quanto cada município arrecada e contrata, e essas ferramentas colocam essas informações nas mãos da sociedade com clareza e segurança.”
O secretário-executivo da SETI, Reginaldo Hugo Szezupior dos Santos, explicou que os módulos integram dados de vários sistemas, para facilitar o acesso às informações. “Nosso compromisso é transformar informações técnicas e complexas em painéis intuitivos, responsivos e úteis para o controle externo e social. Estamos implementando uma governança de dados robusta, que garante confiabilidade e atualizações contínuas.”
Já o subsecretário de Sistemas, Rodrigo Matos Medeiros, ressaltou o esforço técnico das equipes na construção das soluções. “Esse trabalho é fruto da integração de competências técnicas da área de sistemas, estatística e auditoria, com foco em entregar soluções de alto desempenho para a fiscalização. Os painéis já estão conectados a fontes oficiais, com filtros e visualizações personalizadas por município, área temática e tipo de contratação.”