Corpo de Bombeiros firma parceria com Município de Cuiabá para reforçar ações de combate a incêndios na Capital

O foco são as ocorrências em áreas de vegetação, terrenos baldios e locais com lixo acumulado na zona urbana

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, lançou na manhã desta terça-feira (29) a campanha “Cuiabá Sem Queimadas”, que reforçará as ações da corporação no combate a incêndios em áreas de vegetação urbana e ampliará as iniciativas de conscientização da população sobre os riscos e impactos das queimadas.

O lançamento da campanha ocorreu na Praça Alencastro, no centro da capital, e contou com a presença do prefeito Abílio Brunini; do comandante do 1º Comando Regional Bombeiro Militar (1º CRBM), tenente-coronel BM João Paulo Nunes de Queiroz; o secretário-adjunto especial de Defesa Civil de Cuiabá, coronel BM RR Alessandro Borges Ferreira, entre outras autoridades.

De acordo com o comandante do 1º CRBM, tenente-coronel João Paulo Nunes de Queiroz, a parceria permitirá ampliar o efetivo já em atuação diária na Capital, com a inclusão de mais militares justamente nos horários de maior incidência de ocorrências de incêndios que atingem, especialmente áreas de vegetação, terrenos baldios e locais com lixo acumulado na zona urbana.

Por meio da parceria, a Prefeitura de Cuiabá repassará recursos ao CBMMT para custear a jornada delegada de bombeiros, que atuarão no reforço das ações de combate a incêndios no período das 10h às 18h. Neste horário, as temperaturas são mais elevadas, a umidade relativa do ar atinge níveis críticos e as condições se tornam propícias à propagação do fogo.

“Nós temos, ao todo, aproximadamente 130 militares no batalhão. Por meio de um sistema de rodízio, todos eles participarão da jornada delegada, reforçando o nosso efetivo operacional regular. Esses bombeiros estarão integrando as equipes, contribuindo diretamente para o aumento da capacidade de resposta da corporação”, explicou o comandante.

Ainda segundo o tenente-coronel, a cooperação  é fundamental para a redução dos índices de ocorrências, principalmente por priorizar ações em locais com maior vulnerabilidade e histórico recorrente de queimadas. “Existem regiões em que a gente já tem uma quantidade, uma incidência maior de ocorrências. Então nós temos ali a área próxima ao Centro de Eventos Pantanal, que é uma área que sempre queima, na saída da Estrada da Guia. São regiões nas quais estaremos dando um foco maior”, disse.

Além do empenho dos bombeiros, o prefeito Abílio Brunini afirmou que o município será rigoroso no combate às práticas ilegais de uso do fogo para limpeza de terrenos e o descarte irregular de resíduos. Ele reforçou que atear fogo em áreas urbanas é proibido durante todo o ano e que os responsáveis estarão sujeitos a penalidades previstas em lei.

“Existem inúmeras outras alternativas para poder cuidar tanto das questões da área urbana, da limpeza do lote. Não há necessidade de buscar o fogo como medida para queimar lixo. Não há necessidade de buscar o fogo como medida para limpar um terreno. Não há necessidade de buscar no fogo essa alternativa. Então, parabéns a todo Corpo de Bombeiros que está junto conosco nessa batalha”, afirmou o prefeito.

Já o  secretário-adjunto de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, garantiu ainda que o município atuará com todo o seu aparato através das secretarias para reduzir os focos de incêndio, além de desenvolver ações voltadas à conscientização da população. “A parceria da Prefeitura vai permitir o aumento do efetivo e uma resposta mais ágil diante da demanda que tende a crescer. Além disso, estão sendo disponibilizados equipamentos, como o carro-pipa e maquinários que podem ser utilizados na abertura de aceiros, para apoiar as ações da corporação, se necessário. Essa integração é fundamental, pois potencializa as atividades do Corpo de Bombeiros”, concluiu Alessandro.

Participaram ainda do evento os comandantes do 1º e 2º Batalhões de Bombeiros Militares, tenente-coronel BM Pryscilla Jorge Machado de Souza e o tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, respectivamente. Também esteve presente o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes.

Banner Secundario

Deixe uma resposta