É uma iniciativa inovadora, sendo a primeira Câmara de Mato Grosso a implantar uma Escola do Legislativo.
Na manhã de terça-feira, 1º de julho, a Câmara Municipal de Várzea Grande promoveu uma reunião com representantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para discutir a proposta de implantação da Escola do Legislativo de Várzea Grande.
Participaram do encontro o professor Rothschild Antunes, coordenador adjunto da UAB/IFMT; a professora Valdirene Cavichioli, coordenadora do Polo UAB de Várzea Grande; e o professor Diogo Bezerra, secretário de Tecnologia Educacional da UFMT. Pela Câmara, estiveram presentes o procurador-geral, Dr. Ismael Alves; o assessor do procurador, Dr. Thiago Coelho; a diretora-geral, Lorinaide Inhan; a primeira-secretária, vereadora Rosy Prado; e o líder da prefeita no Legislativo, vereador Samir Katumata.
A reunião teve como objetivo buscar orientações e apoio técnico das instituições de ensino para a futura estruturação da Escola do Legislativo, que será formalizada por meio de um projeto de lei a ser elaborado pela Mesa Diretora. É uma iniciativa inovadora, sendo a primeira Câmara de Mato Grosso a implantar uma Escola do Legislativo.
Segundo o procurador-geral Ismael Alves, a iniciativa surgiu de um desejo antigo de capacitar os servidores da Casa e oferecer formação política e cidadã à população. “Queremos começar pelos servidores da Câmara, oferecendo cursos básicos sobre legislação, elaboração de pareceres, resoluções e outras competências fundamentais para a atuação no serviço público”, afirmou.
A diretora-geral Lorinaide Inhan explicou que a proposta é criar um espaço físico com laboratório de informática, inicialmente equipado com 20 computadores, que poderá atender tanto aos servidores quanto à comunidade, com cursos presenciais e a distância. “Já temos servidores que demonstraram interesse em capacitações específicas, como Direito e Oratória. A ideia é desenvolver um plano que atenda tanto às demandas internas quanto da população”, destacou.
Durante a reunião, os professores convidados reforçaram a disposição das instituições em colaborar com o projeto, desde a definição da grade curricular até possíveis parcerias futuras, por meio de acordos de cooperação técnica.
O presidente da Câmara, vereador Wanderley Cerqueira, mesmo não estando presente no encontro, já deu aval imediato para a elaboração do projeto de lei. A proposta conta com o apoio da Mesa Diretora e será levada ao plenário para votação, após a finalização da minuta.
A expectativa é que, após a aprovação da proposta, seja realizada uma aula inaugural para marcar oficialmente o início das atividades da Escola do Legislativo.