Delegação mato-grossense é destaque em evento que reuniu mais de 500 atletas na capital federal
O estado de Mato Grosso brilhou diante do cenário esportivo da capoeira nacional e internacional com a excelente participação de atletas locais no campeonato mundial Volta Ao Mundo Bambas – VMB9, realizado em Brasília. Em especial, dois atletas venceram as seletivas realizadas na última sexta-feira (27) e consagraram o título máximo no palco principal da competição na noite do último sábado (28).
Representando a capital, Cuiabá, a jovem capoeirista Yasmim Vitória “Formiguinha”, do Grupo Sendero Capoeira, foi um dos grandes destaques da delegação, conquistando o título de campeã juvenil A feminino do card preliminar da competição. Já na categoria juvenil A masculino, o grande campeão foi o atleta Gilmar do Nascimento “Fênix”, membro do Grupo Alcatéia Capoeira, representando a cidade de Lucas do Rio Verde – MT.
Para Ewerton Salgado, presidente da Federação Mato-grossense de Capoeira (FMTC), o resultado destaca o potencial da nova geração do estado. “Os campeões de Mato Grosso no VMB9 são muito mais do que excelentes capoeiristas: são exemplos de dedicação, humildade e compromisso com a vida. Nossos atletas juvenis nos representaram com garra e brilho, dentro e fora da roda. São bons na Capoeira, bons na escola e, acima de tudo, bons de coração. Isso é o que a Capoeira faz: ilumina caminhos, forma cidadãos e molda atletas para a vida. Parabéns, Yasmim Formiguinha e Fênix! Parabéns a toda a delegação de atletas e técnicos que levaram o nome de Mato Grosso com tanta dignidade. Agradecemos também aos parceiros da Federação Mato-grossense de Capoeira que acreditam e investem nesse sonho coletivo!”
Outros atletas da equipe também tiveram um desempenho notável na competição. Composta por cerca de 15 atletas, a delegação contou com resultados expressivos, chegando às quartas de final e ao pódio das seletivas, retornando ao estado com um total de 8 medalhas.
“A parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT), prefeituras dos municípios dos atletas participantes e empresários locais foi fundamental para a representação do nosso estado em um campeonato de prestígio como o VMB. Nossa missão é seguir atuando para que Mato Grosso continue demonstrando seu potencial esportivo por meio de uma arte que, além de genuínamente brasileira, é a maior disseminadora da língua e cultura brasileira”, completa Ewerton.
A equipe agora foca nos próximos desafios. Além dos campeonatos regionais, a delegação almeja uma participação ainda mais forte no Campeonato Brasileiro e a promoção ainda esse ano, do Campeonato Estadual.