A candidata de Michelle Bolsonaro em Mato Grosso tem foco no social

Amália Barros tem propostas voltadas para o social

Amália Barros, candidata a deputada federal pelo PL em Mato Grosso, tem uma atenção especial voltada para a inclusão e o social e conta com algumas conquistas importantes nesta área. Há 17 anos Amália perdeu o olho esquerdo por conta de uma inflamação e hoje utiliza uma prótese. Em 2021 ela fundou o Instituto Amália Barros (www.institutoamaliabarros.org.br) que realiza campanhas de doação de prótese ocular a pessoas que não têm condições. Ela também é autora da Lei Amália Barros (Lei 14.126/2021), sancionada em 2021 e que classifica a visão monocular como deficiência.
Sua experiência de vida é relatada no livro Se Enxerga: transforme desafios em grandes oportunidades para você e outras pessoas, onde ela conta como ressignificou a perda de um olho e o transformou em solução para tornar melhor o dia a dia de milhares de brasileiros.

Sua dedicação em ajudar as pessoas, em especial as portadoras de deficiência visual, conquistou a primeira-dama Michelle Bolsonaro de quem Amália é afilhada política e a única candidata a deputada federal a ter o apoio oficial e a permissão da primeira-dama, com documento assinado, a usar a imagem de Michelle nos materiais publicitários de campanha.

Por isso, as propostas voltadas para a área social fazem parte do plano de trabalho de Amália Barros. Entre elas está a valorização do ser humano com o investimento de recursos federais, por meio de convênios, em organizações sociais como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e ainda em projetos esportivos para jovens e crianças.

Acesso gratuito a tratamento psiquiátrico também está entre as propostas da candidata. Segundo ela, Mato Grosso ainda não conta com salas psiquiátricas nos hospitais públicos e estaduais.

“Muitas famílias que não têm condições financeiras acabam ficando sem tratamento para depressão, ansiedade e dependência química. Quero fazer convênios com os governos de Mato Grosso e Governo Federal e trazer recursos federais para abrir alas de psiquiatria pública nos hospitais regionais”, afirmou.

A capacitação de mão de obra para o trabalho no campo é outra proposta de Amália Barros para o seu mandato como deputada federal em Brasília. Atualmente, em Mato Grosso, o número de vagas de emprego é muito maior que o número de contratações. Isso porque falta mão de obra capacitada, principalmente no campo.

“Com o suporte do Ministério do Trabalho e em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e prefeituras de Mato Grosso quero criar uma plataforma de integração com as entidades do sistema S (Senar, Sesc e Sebrae) para direcionar cursos de capacitação para as necessidades de cada cidade, aumentando assim a ocupação dos postos e desenvolvimento das cidades e do campo”, disse a candidata.

banner do TCE Trabalho

Deixe uma resposta