{"id":59674,"date":"2019-05-14T18:04:13","date_gmt":"2019-05-14T22:04:13","guid":{"rendered":"https:\/\/www.ignews.com.br\/?p=59674"},"modified":"2019-05-15T09:47:18","modified_gmt":"2019-05-15T13:47:18","slug":"lei-facilita-cancelamento-de-assinatura-de-tv-paga","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.ignews.com.br\/2019\/05\/14\/lei-facilita-cancelamento-de-assinatura-de-tv-paga\/","title":{"rendered":"Lei facilita cancelamento de assinatura de TV paga"},"content":{"rendered":"

\"\"Cancelar a assinatura de uma TV paga ficar\u00e1 mais f\u00e1cil a partir de meados de junho, conforme prev\u00ea a\u00a0lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, publicada no Di\u00e1rio Oficial da Uni\u00e3o de hoje (14). De acordo com as novas regras, o cancelamento do servi\u00e7o poder\u00e1 ser feito por meio da internet ou pessoalmente, junto \u00e0 pr\u00f3pria empresa.<\/p>\n

Aprovada em mar\u00e7o pelo Senado, depois de passar pela C\u00e2mara dos Deputados, a nova lei visa por fim \u00e0s dificuldades apontadas por consumidores que tentam cancelar esse servi\u00e7o junto \u00e0s empresas de TVs por assinatura.<\/p>\n

Como em geral o servi\u00e7o \u00e9 oferecido no formato de combo \u2013 acompanhado de servi\u00e7os de internet e de telefonia \u2013, as entidades de defesa do consumidor encontram dificuldades para gerar dados espec\u00edficos que diferenciem queixas motivadas por dificuldade de cancelamento dos demais servi\u00e7os.<\/p>\n

Queixas<\/h2>\n

Queixas contra TVs por assinatura, telefonia m\u00f3vel e fixa est\u00e3o entre os quatro assuntos mais demandados em 2017 e 2018 junto ao Procon-DF \u2013 ranking que \u00e9 liderado pela telefonia m\u00f3vel, seguido por cart\u00f5es de cr\u00e9dito, telefonia fixa e, em quarto lugar, as TVs por assinatura.<\/p>\n

Das 54.166 queixas atendidas pelo Procon-DF em 2017, 6.127 foram contra servi\u00e7os de telefonia m\u00f3vel; 2.939 contra cart\u00f5es de cr\u00e9dito; 2.815 contra telefonia fixa; e 2.735 contra TVs por assinatura. No ano seguinte, a ordem do ranking n\u00e3o mudou. Foram 46.393 queixas no DF. A telefonia m\u00f3vel ficou em primeiro lugar, com 5.144 queixas, seguido de cart\u00f5es de cr\u00e9dito (2.416); telefonia fixa (2.152); e TVs por assinatura (1.522).<\/p>\n

Segundo a assessoria do Procon, n\u00e3o h\u00e1 como mensurar, entre as queixas contra as TVs por assinatura, quantas foram feitas motivadas por dificuldades para conseguir o cancelamento do servi\u00e7o.<\/p>\n

\u201cA classifica\u00e7\u00e3o do motivo da queixa \u00e9 subjetiva, feita por nossos atendentes. Eles podem, por exemplo, classific\u00e1-las como queixas contra o SAC [servi\u00e7o de atendimento ao cliente], ou mesmo como queixas a servi\u00e7os de telecomunica\u00e7\u00f5es ou telefonia, uma vez que esses servi\u00e7os podem integrar um combo. O que sabemos \u00e9 que, sim, est\u00e3o entre os carros-chefes em termos de queixa\u201d, disse \u00e0\u00a0Ag\u00eancia Brasil\u00a0<\/strong>a assessora do Procon Giselle Pecin.<\/p>\n

Segundo o Procon, a maioria das queixas \u00e9 devido a problemas relativos ao SAC. \u201cTemos um \u00edndice de resolutividade pr\u00f3ximo a 80%. Isso mostra que, via de regra, s\u00e3o demandas simples de serem atendidas. Como acabam n\u00e3o sendo, o Procon passa a ser acionado\u201d, acrescentou.<\/p>\n

De acordo com o texto publicado no DOU de hoje, a nova lei tem prazo de 30 dias para entrar em vigor.<\/p>\n

Fonte: Ag\u00eancia Brasil<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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