Decadência de Lula assusta aliados

Decadência de Lula assusta aliados. Fracasso da caravana pelo nordeste precipita fim de alianças com o petista

O fracasso da caravana do ex-presidente Lula pelo nordeste acendeu um sinal de alerta em setores da esquerda, que ainda viam no petista uma liderança capaz de alavancar campanhas na região. Embora todos participem do esforço para enaltecer a imagem do petista nesta empreitada que tinha como propósito justamente auferir sua influência na região, lideranças de esquerda reconhecem que só mesmo com muitos efeitos especiais’ a caravana de Lula pelo nordeste pode ser vendida nas redes sociais.

Lula não tem mais um discurso capaz de seduzir a população e talvez por este motivo ninguém se disponha a comparecer aos seus comícios durante a caravana, observa um tradicional aliado do PT na região.Esta semana, falando exclusivamente para militantes que foram levados para um comício no interior, Lula disse que foi o atual governo que “destruiu a construção civil”. Ninguém aplaudiu. Se isso fosse na presença do povo, ele seria vaiado na hora. A maioria da sociedade é favorável as privatizações, ms Lula fica com aquele mesmo discurso de que o atual governo está sucateando tudo para cobrir rombos. Rombo de quem mesmo?  Este tipo de discurso só convence esse bando de sem terra e os sindicalistas da CUT que acompanham a caravana.

No entanto, há ao menos um aspecto positivo desta caravana, observa uma importante liderança de Pernambuco, “Se Lula não tivesse feito isso, ficariam todos com a ilusão de que ele ainda é o rei de votos no Nordeste”. Segundo analistas, o fracasso da caravana do petista servirá de norte para futuras alianças. Lula tentou sem sucesso cooptar partidos e lideranças regionais, mas sequer foi recebido por pessoas mais influentes. O petista convidou pelo menos três políticos da região para compor aliança na disputa eleitoral, como vice dele ou de Haddad. Ninguém se arriscou a fazer compromisso com Lula. Todos ficaram de pensar.

“Ninguém recebeu o Lula aqui em Pernambuco. Se ele quis se reunir com alguma liderança, teve que ir de penetra na festa da casa da Renata Campos”, (viúva do ex-governador Eduardo Campos)

“Embora o PT se esforce para produzir belas imagens da caravana, é possível perceber que são os mesmos grupos pequenos que tem acompanhado o petista nas cidades que tem visitado. Nos bastidores, Lula não consegue convencer ninguém com seu exército de militantes vestidos de vermelho. O povo mesmo não o está seguindo. É lamentável testemunhar tamanha decadência de uma liderança tão marcante como o Lula, mas o que acontece hoje no país é consequência de seus erros e excesso de confiança”, diz um dirigente de partido de Pernambuco. “Talvez ele ainda tenha a simpatia daquela velha classe de sindicalistas e de servidores públicos, mas para o povo mesmo, Lula não representa mais nada”

Durante sua passagem pelo município de Marcolândia (PI), Lula deixou escapar o real propósito de sua caravana pelo Nordeste e disse que era para ver “o que está acontecendo no país depois de um ano e meio de golpe”. Na verdade, Lula queria saber se ainda está vivo e descobriu que não está.

Fonte: imprensaviva.com

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta