Palácio Alencastro é iluminada pela cor rosa em combate ao câncer de mama

Até o fim do mês de outubro, o edifício da Prefeitura de Cuiabá estará iluminado com a cor rosa, para marcar a campanha mundial de luta contra o câncer de mama. Desde o começo do mês, quem passa pela Praça Alencastro já percebe que a cor verde deu lugar à rosa.

Com a fachada do Palácio Alencastro toda iluminada pela cor da campanha, o Poder Executivo Municipal tem o objetivo de difundir a conscientização, quebrar tabus e ampliar o acesso à informação sobre a doença, seu tratamento e o quanto a prevenção salva vidas.

Além da iluminação do Palácio, os servidores também estão promovendo várias ações de incentivo à campanha. Com reuniões, palestras, enfeites e adesão à vestimenta rosa, todos os servidores municipais receberam um laço de fita rosa em alusão à campanha.

De acordo com a primeira-dama, Márcia Pinheiro, é fundamental que este assunto seja destacado todos os anos para as mulheres, ainda mais quando se vê tantos casos novos da doença sendo descobertos. Ela destaca que por ser uma gestão humanizada, o cuidado vai além dos servidores e este ano conta também com Campanha ‘Bem Me Quer’, na qual são oferecidos serviços para a população, como exames preventivos para os cânceres de mama e de colo de útero, ofertados pelo Projeto Carreta Saúde da Mulher, por meio de parceria com Serviço Social do Comércio (SESC), “Este mês vamos valorizar ainda as mulheres que trabalham na nossa gestão e as mulheres que moram na nossa Capital”, destaca a primeira-dama.

Outubro Rosa

É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero, em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta