Responsáveis por estudantes da Escola Estadual José Fragelli, também conhecida como Arena da Educação, na Arena Pantanal, em Cuiabá, marcaram um protesto na tarde desta sexta-feira (18) em resposta ao possível fechamento da escola.
De acordo com a presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), Soraia Letícia da Cruz, com a proximidade do início do ano letivo, os pais procuraram a unidade para fazer a rematrícula, mas não obtiveram resposta sobre o edital.
“Diante de tamanha procura, inclusive de pais que estavam formando filas gigantescas na porta da instituição, decidiu-se por se dirigir a Seduc em busca de uma solução”, explicou.
Soraia afirmou que lá foi recebida pelo Superintendente de Políticas Institucionais, Márcio Tadeu. Ele explicou que a escola não é credenciada e precisa passar para um processo no Conselho Estadual de Educação, que deve decidir pelo fechamento ou não da unidade.
“Quando questionado sobre o que ocorreria então de fato com a escola, ele respondeu que se a votação do conselho fosse favorável a escola se manteria, contudo se fosse desfavorável as crianças ali matriculadas seriam realocadas”.
A recepcionista Márcia Aparecida Nascimento, 46, é uma das mães que esperam resposta sobre o funcionamento da arena da educação. Seus filhos de 14 e 16 anos estudavam na unidade desde sua abertura, em 2017.
“Quando fizeram a abertura do edital para a escola falaram que eles treinariam futuros atletas olímpicos e depois de 2 anos de repente querem acabar com esse sonho. Ninguém fala nada, ninguém responde nada. Não tem nada definido para onde eles mandariam nossos filhos, mas não queremos que a escola feche”, disse.
Outro lado
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) afirmou que a escola continuará com o atendimento do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Contudo, novas turmas não serão abertas.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer(Seduc) esclarece que a informação de que a Escola Estadual Governador José Fragelli (Arena da Educação) seria fechada não procede.
A escola continuará com o atendimento do 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio, atendendo uma média de 300 alunos, divididos em 10 turmas.
Os alunos que já estudavam na escola e fizeram a rematrícula para o ano letivo de 2019 não serão prejudicados e estão com a vaga garantida.
Este ano, por questões de credenciamento e consentimento por parte do Conselho Estadual de Educação, não será aberto novas turmas.”
Fonte: GD (Ana Flávia Corrêa)