Pais protestam contra possível fechamento de escola na Arena

Responsáveis por estudantes da Escola Estadual José Fragelli, também conhecida como Arena da Educação, na Arena Pantanal, em Cuiabá, marcaram um protesto na tarde desta sexta-feira (18) em resposta ao possível fechamento da escola.

De acordo com a presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), Soraia Letícia da Cruz, com a proximidade do início do ano letivo, os pais procuraram a unidade para fazer a rematrícula, mas não obtiveram resposta sobre o edital.

“Diante de tamanha procura, inclusive de pais que estavam formando filas gigantescas na porta da instituição, decidiu-se por se dirigir a Seduc em busca de uma solução”, explicou.

Soraia afirmou que lá foi recebida pelo Superintendente de Políticas Institucionais, Márcio Tadeu. Ele explicou que a escola não é credenciada e precisa passar para um processo no Conselho Estadual de Educação, que deve decidir pelo fechamento ou não da unidade.

“Quando questionado sobre o que ocorreria então de fato com a escola, ele respondeu que se a votação do conselho fosse favorável a escola se manteria, contudo se fosse desfavorável as crianças ali matriculadas seriam realocadas”.

A recepcionista Márcia Aparecida Nascimento, 46, é uma das mães que esperam resposta sobre o funcionamento da arena da educação. Seus filhos de 14 e 16 anos estudavam na unidade desde sua abertura, em 2017.

“Quando fizeram a abertura do edital para a escola falaram que eles treinariam futuros atletas olímpicos e depois de 2 anos de repente querem acabar com esse sonho. Ninguém fala nada, ninguém responde nada. Não tem nada definido para onde eles mandariam nossos filhos, mas não queremos que a escola feche”, disse.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) afirmou que a escola continuará com o atendimento do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Contudo, novas turmas não serão abertas.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer(Seduc) esclarece que a informação de que a Escola Estadual Governador José Fragelli (Arena da Educação) seria fechada não procede.

A escola continuará com o atendimento do 8º e 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio, atendendo uma média de 300 alunos, divididos em 10 turmas.

Os alunos que já estudavam na escola e fizeram a rematrícula para o ano letivo de 2019 não serão prejudicados e estão com a vaga garantida.

Este ano, por questões de credenciamento e consentimento por parte do Conselho Estadual de Educação, não será aberto novas turmas.”

Fonte: GD (Ana Flávia Corrêa)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta