Palocci depõe nesta quinta no processo da Operação Zelotes

Ele é testemunha de acusação contra Lula; operação investiga a venda de medidas provisórias e irregularidades no Carf, que julga cobrança de tributos

A Justiça Federal do Distrito Federal confirmou para esta quinta-feira o depoimento do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. Ele é testemunha de acusação no processo da Operação Zelotes, no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é réu por corrupção passiva. Há também a previsão de depoimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como testemunha de defesa.

Os depoimentos serão tomados na Justiça Federal de São Paulo. O juiz Vallisney de Souza Oliveira, que conduz a ação penal na 10ª Vara Federal, indicou que Palocci será ouvido na capital paulista, por videoconferência, como testemunha de acusação de Lula. Como o magistrado está de férias, condução das audiências ficará a cargo do juiz federal substituto Ricardo Augusto Soares Leite.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi indicado como testemunha de defesa do lobista Mauro Marcondes, que é réu no mesmo processo. Não há informações sobre seu comparecimento. Há dois dias, a Justiça Federal aceitou o pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ele ser dispensado de comparecer pessoalmente à audiência.

A operação Zelotes foi deflagrada em 2015 pela Polícia Federal para investigar a venda de medidas provisórias e supostas irregularidades em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf), vinculado ao Ministério da Fazenda. Segundo as investigações, houve intensa negociação envolvendo empresas e conselheiros do Carf, no esforço de reduzir e até anular multas.

Fonte: veja.com

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta