Mais da metade dos candidatos não fizeram a prova do Encceja 2018, divulga Inep

Quem não compareceu ao exame deve justificar a ausência ou pagar uma taxa ao se inscrever novamente; valor que será cobrado não foi divulgado

Destinado a conferir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o Encceja 2018 foi aplicado no domingo

Divulgação/ MEC

Destinado a conferir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o Encceja 2018 foi aplicado no domingo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta segunda-feira (6) que, dos 1.695.607 inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018), 789.484 (46,60%) realizaram o exame.

A abstenção de 53,40% foi um pouco menor do que a registrada no ano passado (56,88%). Destinado a conferir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, as provas do Encceja 2018 foram aplicadas no domingo (8) . Segundo o Inep, o participante que não compareceu para a prova e desejar fazer o Encceja 2019 deverá justificar sua ausência na inscrição do próximo ano.

Caso o participante não justifique a ausência, deverá ressarcir ao Inep o custo do exame, que será divulgado em 2019, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). De acordo com o instituto, a medida visa conter o desperdício do dinheiro público.

Ainda conforme o balanço divulgado nesta segunda-feira, apenas 25 pessoas foram eliminadas, por descumprimento das regras do edital. Foram registradas 12 ocorrências, entre elas houve uma decisão judicial que autorizava um participante com idade inferior ao estabelecido no edital a realizar o exame.

Além de provas de Português, História, Geografia, Matemática, Artes e Educação Física, os estudantes fizeram uma redação. Para o ensino fundamental o tema foi “Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira” e, para o médio, “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador”.

Gabarito e demais aplicações do Encceja 2018

Gabaritos e Cadernos de Questões serão divulgados até o dia 17 de agosto
Shutterstock/Divulgação

Gabaritos e Cadernos de Questões serão divulgados até o dia 17 de agosto

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja Nacional) terão acesso aos gabaritos e aos Cadernos de Questões até o dia 17 de agosto.

As demais modalidades do Encceja serão aplicadas nas seguintes datas:

  • Encceja Nacional para Pessoas Privadas de Liberdade – 18 e 19 de setembro nas Unidades Prisionais e Socioeducativas;
  • Encceja Exterior – 16 de setembro;
  • Encceja Exterior para Pessoas Privadas de Liberdade – 17 a 28 de setembro nas Unidades Prisionais e Socioeducativas.

Embora seja organizado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a emissão do certificado e declaração de proficiência no exame aos jovens e adultos é de responsabilidade das secretarias estaduais de educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam termo de adesão para participarem do exame.

Durante a inscrição, cada candidato precisou escolher em qual Instituição Certificadora pretende solicitar o certificado ou a declaração após a liberação dos resultados – que acontecerá em novembro.

Para obter a certificação do ensino fundamental por meio do  Encceja 2018 , é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.  

Fonte: Último Segundo

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta