Família LGBT é removida de panfleto de Encontro das Famílias da Igreja Católica

Além da imagem removida dos livretos que divulgam o evento, um vídeo que mencionava a inclusão de LGBTs no encontro foi editado e gerou polêmica

Encontro Mundial das Famílias é um evento da Igreja Católica  que recebe famílias de todos os tipos e de todos os cantos do mundo. A edição deste ano (que ocorre entre os dias 21 e 26 de agosto na Irlanda), porém, está causando polêmica devido à divulgação. Originalmente, o panfleto incluía uma família LGBT entre as outras retratas, mas, na última semana, os casais homossexuais acabaram sendo removidos dele.

Apesar de o papa manifestar apoio à família LGBT, as fotos de casais homossexuais foram removidas do panfleto
shutterstock

Apesar de o papa manifestar apoio à família LGBT, as fotos de casais homossexuais foram removidas do panfleto

Além de a família LGBT ter sido removida do livreto de divulgação, houve ainda a modificação de um vídeo do bispo David O’Connell, do qual foi excluída sua afirmação de que todas as famílias seriam bem-vindas no encontro, incluindo aquelas formadas por pessoas LGBT católicas.

De acordo com um relatório do jornal “The Irish Times”, uma parte do livreto original que foi removida dizia: “Ainda que a Igreja defenda o ideal do matrimônio como sendo um compromisso permanente entre um homem e uma mulher, existem outras uniões que fornecem apoio mútuo para o casal.  O Papa Francisco nos encoraja a nunca excluir, e sim também acompanhar estes casais com amor, cuidado e apoio”.

Com a polêmica, o organizador do encontro e também arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, veio a público para explicar a situação. “Não acredito, mas assumo a responsabilidade”, afirma Martin. Ele ainda reforçou que todos serão bem-vindos no Encontro Mundial das Famílias na Irlanda.

Remoção de família LGBT do panfleto gera polêmica

O organizador do evento se manifestou sobre a polêmica em torno da família LGBT e do panfleto do Encontro
Creative Commons

O organizador do evento se manifestou sobre a polêmica em torno da família LGBT e do panfleto do Encontro

Após a modificação do livreto que divulgava o evento, diversas pessoas se manifestaram a respeito da polêmica. Alguns internautas religiosos apoiaram a modificação no panfleto, mas outros ficaram decepcionados. “Nada novo sob o sol”, afirma um usuário sobre a discussão.

O Encontro Mundial das Famílias conta com a presença do papa Francisco e acontece a cada três anos. Neste ano, o evento da Igreja Católica chega à sua nona edição com o tema “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”, escolhido pelo papa, em outro gesto de aceitação à família LGBT . Esta, porém, não é a primeira vez que o pontífice demonstra apoio, já que, recentemente, o termo “LGBT” foi incluido em um documento oficial do Vaticano .

*Com informações da agência Ansa de notícias

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta