Trump contra-ataca presidente do Irã: ‘Nunca mais volte a ameaçar os EUA’

Hassan Rohani, mandatário iraniano, fez um discurso recomendando aos EUA que não ‘brinquem com fogo’; em resposta, Trump ‘gritou’ pelo Twitter

Trump disse ao presidente do Irã que é 'preciso cautela', pois as consequências de ameaças aos EUA seriam 'históricas'
Reprodução/CNN

Trump disse ao presidente do Irã que é ‘preciso cautela’, pois as consequências de ameaças aos EUA seriam ‘históricas’

Passada a temporada de faíscas entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou a vez, nesta semana, do presidente do Irã, Hassan Rohani, trocar farpas com o republicano. A briga da vez teve início quando, em um discurso, Rohani recomendou a Washington que não ‘brincasse com fogo’. E é claro que o norte-americano não deixou essa ameaça por menos.

Nesta segunda-feira (23), Trump advertiu a Hassan Rohani, que “não volte nunca mais a ameaçar os Estados Unidos” se não quiser “sofrer consequências históricas”. A declaração do republicano ao presidente do Irã foi dada em meio a uma publicação furiosa, digitada em caixa alta no Twitter.

“Ao presidente iraniano Rohani: Nunca mais volte a ameaçar os Estados Unidos ou sofrerá consequências como as que poucos sofreram antes na história”, escreveu Trump. “Já não somos um país que aguentará suas palavras de violência e morte. Seja cauteloso!”, terminou.

Em contrapartida, a agência estatal iraniana Irna minimizou as mensagens do republicano, descrevendo-as como uma reação passiva aos comentários de Rohani.

Discurso do presidente do Irã

Hassan Rohani, presidente do Irã, tem sido agressivo em seus discursos contra Trump
UN Photo/Loey Felipe/ Fotos Públicas

Hassan Rohani, presidente do Irã, tem sido agressivo em seus discursos contra Trump

Ainda no domingo, o presidente iraniano havia assegurado que um conflito dos EUA com o Teerã seria “a mãe de todas as guerras”.

“Negociar hoje com os EUA não significa mais que rendição e o fim das conquistas da nação iraniana. Se nos rendermos para um fanfarrão mentiroso como Trump, vão saquear o Irã”, afirmou Rohani.

O discurso do presidente iraniano foi feito a diplomatas. E, nele, o líder ressaltou que o Irã responderá às ameaças “com ameaças” e não se intimidará. “Pagaremos custos, mas conseguiremos mais benefícios”, afirmou Rohani, descartando como já fez o líder supremo, Ali Khamenei, qualquer negociação com os Estados Unidos.

Também em resposta a Rohani, Mike Pompeo, secretário de Estado norte-americano disse que os Estados Unidos “não têm medo” de impor sanções “ao mais alto nível” ao regime iraniano.

Como repercussão, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, elogiou a “postura dura” de Donald Trump contra o Irã. “Quero homenagear a dura posição manifestada ontem pelo presidente Trump e pelo secretário de Estado Mike Pompeo contra a agressividade do  presidente do Irã “, disse o premiê, segundo a agência de notícias France Press.

Fonte: Último Segundo

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta