Prefeitura de Cuiabá define nova política pública para o idoso

Emanuel Pinheiro define nova política pública para o idoso e anuncia reforma de quatro CCI’s

O prefeito Emanuel Pinheiro realizou o lançamento do programa ‘Viva a Vida na Melhor Idade’, na terça-feira (28), no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Padre Firmo do bairro Dom Aquino. A nova política pública voltada foi idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que apresentou o conceito de intersetorialidade, envolvendo um conjunto de secretarias, a fim de levar os serviços relacionados ao idoso para dentro dos CCIs da Prefeitura de Cuiabá.

Essas ações integradas contarão, com o envolvimento das secretarias de Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Agricultura, Trabalho, entre outras, que realizarão atividades referentes às suas competências, aplicadas de acordo com as normas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV), estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
“É uma ação integrada de várias secretarias do município, para trazer os serviços ao idoso, ao invés do contrário. É uma valorização da pessoa idosa, pois une diversas atividades que o município oferece dentro dos CCIs, colocando-nas à disposição dos frequentadores. Além disso, não queremos vê-los enfrentando filas de baixo de sol, chuva e saindo de madrugada para buscar aquilo que lhes é garantido por direito. Onde o idoso estiver, a Prefeitura também estará lá, conferindo o atendimento adequado, com cuidado, respeito e carinho”, afirmou o chefe do Executivo.

A inserção do programa vai levar uma série de novos serviços, além dos já executados, como a Geriatria. O objetivo é promover um envelhecimento saudável, com o foco na prevenção da saúde, que ainda contará com a odontologia preventiva e curativa.

Na área de lazer, os mais de 1.500 idosos cadastrados nos quatros CCIs contarão com o Bus Tur, que disponibilizará passeios culturais, com o acompanhamento de um guia turístico. Ainda nessa pasta, a Secretaria Adjunta de Esportes vai realizar as Olimpíadas da Terceira Idade, no intuito de promover o intercâmbio social e recreativo entre os idosos.

Em se tratando dos serviços ofertados pela pasta de Trabalho e Agricultura, os idosos terão a oportunidade de participar das feiras livres e do centro comercial, vendendo os produtos confeccionados pelo grupo. Além disso, eles receberão uma capacitação voltada para o plantio de hortifruti.

“Vamos ofertar oportunidades de vagas nas feiras da nossa Capital e também vamos entrar com a equipe técnica, que irá ensinar os idosos a fazer o manuseamento de hortifruti e o cultivo das hortas nos CCI’s e em suas próprias casas”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney.

Infraestrutura
O prefeito Emanuel Pinheiro aproveitou o lançamento do programa ‘Viva a Vida na Melhor Idade’ e anunciou a reforma dos quatros CCI’s municipais.

De acordo com o chefe do Executivo, os trabalhos de restauração da infraestrutura predial começarão pelo CCI João Guerreiro, situado no bairro Altos do Coxipó e, em seguida, o CCI Maria Ignês, do bairro CPA, setor III.

Os trabalhos acontecerão concomitantemente nas duas unidades e em seguida a reforma segue para os CCI’s Aidee Pereira e Padre Firmo, situados, respectivamente, nos bairros Novo Horizonte e Dom Aquino.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta