Mostra Pulmão Gigante é aberta oficialmente em Sinop

MÊS DO MEIO AMBIENTE: Visitações podem ser realizadas até o domingo, 17

Uma aula sobre o sistema respiratório, aparelho bucal e os impactos provocados pela fumaça das queimadas urbanas e rurais e, ainda, pelo tabagismo no corpo humano. Quem passar pelo Parque Florestal de Sinop entre esta quinta-feira, 14, ao domingo, 17, vivenciará uma experiência diferente, proporcionada pela Mostra “Pulmão Gigante”, realizada pela Prefeitura de Sinop, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.

Uma breve solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, na unidade de conservação, com a presença das instituições parceiras, marcou o início das atividades. Durante o ato, a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciane Bertinatto, lembrou que o evento integra as comemorações do Mês do Meio Ambiente na cidade e tem como foco atuar em frentes de formação da comunidade sinopense, especialmente, crianças.

As visitações podem ser feitas sempre de 8h às 11h e das 13h às 17h. “Este é um momento muito importante para nós, de uma grande parceria com a Sema, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, secretarias de Educação, Saúde e os profissionais das universidades. Eu preciso fazer com que as crianças aprendam o que é cuidar de Sinop no futuro e começando por agora, sendo fiscalizadores dos adultos”, destacou Bertinatto.

A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, ressaltou que o envolvimento das crianças da rede municipal, além de proporcionar o ensino prático da teoria trabalhada em sala de aula, desperta a consciência crítica. “Todos os eventos que trazem a aula prática para o nossos alunos é muito importante, pois é um conteúdo corriqueiro nas escolas falar sobre o corpo humano, sobre as doenças, sobre os efeitos nocivos que as ações humanas têm ao corpo humano. Porém, hoje, eles têm aqui uma possibilidade de vivenciar isso de uma forma mais concreta efetivando, assim, a aprendizagem que é iniciada lá em sala de aula”, reforçou Veridiana.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Sema, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade de Cuiabá (UNIC) também foram representados na solenidade de abertura da Mostra. “Essa atividade é muito importante porque trabalha na prevenção, especialmente, junto com as crianças. Se hoje queremos um futuro melhor temos que trabalhar com as crianças na educação”, disse o capitão Bombeiro Fernando Rodrigues Neto.

Até o final da manhã desta quinta-feira, estudantes de turmas distintas das escolas municipais Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, Maria Amaro Aparecida Souza, Taciana Jordão e do Colégio Adventista de Sinop já tinham visitado a Mostra Pulmão Gigante. O estudante da rede pública Victor Hugo dos Santos, 12 anos, aprovou a iniciativa. “Eu vi que a gente não pode ficar perto de quem fuma cigarro porque a mesma doença que a pessoa que fuma cigarro desenvolve a pessoa que está inalando aquela fumaça pode desenvolver também”, disse.

Ivani Kuntz, coordenadora pedagógica do Colégio Adventista de Sinop, avaliou como positiva a experiência vivida pelos alunos da instituição durante a Mostra Pulmão Gigante. “Uma aula em um ambiente didático desse é muito mais fácil porque a criança vive, na prática, o que passamos na teoria na sala de aula. O que eles estão vivendo e presenciando aqui é fantástico e fica gravado para sempre na memória deles”.

Já a estudante da rede municipal, Wellyda Vitória Pereira Marcelino, 10 anos, após acompanhar atentamente as explicações conduzidas pela equipe de parceiros aproveitou, ainda, para realizar um convite à comunidade sinopense. “Pessoal, quero fazer um convite para vocês virem assistir a palestra que é muito legal”.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta