Prefeito entrega obra de restauração do Museu da Imagem e do Som

Cumprindo com a proposta de resgate e preservação dos espaços públicos e patrimônios históricos da Gapital, apresentada no início da gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro entrega à população nesta terça-feira (05), a obra de restauração do Museu da Imagem e do Som (Misc). A solenidade começa às 19 horas e contará uma bela programação cultural, com exposições, apresentações musicais, homenagens a personalidades que ajudaram construir a história do Museu ao longo dos anos.

“Esta obra assegura a preservação das memórias da cuiabania, valoriza a diversidade cultural, pois expõe entre os corredores do museu, vários elementos que, juntos, regatam nossas raízes e deixam-nas vivas dentro do nosso coração. Venho, desde o início da minha gestão, trabalhando pela transformação de Cuiabá, mas não podemos avançar sem que resgatemos e também reservemos as raízes culturais de um povo. São elas que nos possibilitam desenvolver e avançar na construção de uma cidade melhor para se viver. Estamos trabalhando na urbanização da cidade e melhoria para uma Cuiabá 300, mas jamais destruiremos suas memórias”, ressalta o prefeito.

Toda obra de restauração do Misc compreendeu a parte de pintura, troca da instalação elétrica, pavimentação e revestimento de pisos, paredes e instalação de equipamentos de combate a incêndios. Com a resolução dos problemas de conservação e readequação, o espaço, segundo o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Francisco Vuolo, ganha plenas condições de uso, “atendendo com mais qualidade às atividades sociais e culturais e também para pesquisas da história de Cuiabá”, frisou Vuolo.

A obra faz parte do programa Agora é Avançar do governo federal, que visa a retomada de obras em todo país, conduzidas pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan, dentro daquelas já pré-selecionadas pelo PAC Cidades Históricas, visando o desenvolvimento das cidades históricas brasileiras. No total, foram investidos cerca de R$ 732 mil na obra.

Dentro do projeto dos programas, também estão em execução outras nove ações em Cuiabá, além da restauração da casa Barão de Melgaço, atual sede do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso (IHGMT) e da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), concluída em maio de 2017.

Programação de inauguração

Além das salas de exposição permanente – memórias audiovisual -, o espaço contará com três belas exposições em sua reinauguração.

A primeira, uma linda apresentação dos 25 anos do tradicional grupo folclórico de Cuiabá: o Flor Ribeirinha. A mostra traz imagens, vídeos, figurinos e elementos instrumentais do Siriri. Já a segunda, um acolhimento da cultura africana, com a exposição de esculturas em madeira “A Mulher Flor”, do artista Hermínio Nhamtumbo. Há dois meses no Brasil, Hermínio retrata em sua arte não só a beleza da mulher, mas também a sua valorização na sociedade. A terceira exposição, que vem entoada pelo título “Baú de Histórias”, vai contar sobre as nossas raízes e quando o resgate do patrocínio histórico impacta no desenvolvimento atual.

As mostras ficam expostas durante 30 dias e o público pode visitá-las durante todo o dia.

A solenidade ainda contará com uma apresentação especial do projeto Piano Gente. Ao som do grupo Tiro, a população será contemplada com uma apresentação de Jazz. Outra atração musical da noite ficará por conta do grupo Camareta, com o som de instrumentos de cordas.

Durante o evento também serão feitas algumas homenagens a personagens que ajudaram na construção do Misc, como o historiador Aníbal Alencastro. Nos registros do Museu, Aníbal é um dos principais colaboradores do espaço.

Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Pappazian” (MISC) – O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Pappazian” (MISC), foi criado em 2006 para ser um centro de imagem e som das culturas de Cuiabá em Mato Grosso. A criação do museu tem como objetivo preservar a memória da vida cuiabana e mato-grossense. Por meio do acervo que possui, fornece elementos para a pesquisa sobre a história de Cuiabá e valorizar a diversidade cultural da cidade. No local são apresentadas exposições, mostras de fotografia e vídeos.

Horário de funcionamento – O Museu da Imagem e do Som (Misc) continua funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para visitas de grupos escolares, a coordenação orienta que se agende dia e horário, pelo telefone 65 3615-1288.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta