Caminhoneiros mantém protestos em 30 pontos de Mato Grosso

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgados na manhã desta terça-feira (29) demonstram que caminhoneiros em greve seguem com 30 pontos de manifestações em Mato Grosso. A comunicação sobre o evento, incluindo os balanços de pontos de bloqueios, está sendo coordenada e centralizada no Ministério Extraordinário da Segurança Pública.

O 9º dia de protestos continua mesmo após as medidas anunciadas pela presidência da República e pelo governador Pedro Taques (PSDB).

O presidente Michel Temer (MDB) anunciou no domingo que o preço do óleo diesel terá uma redução de R$ 0,46, válida pelos próximos 60 dias. A partir daí, ou seja, daqui a 2 meses, só haverá reajustes mensais.

O presidente também anunciou medida provisória para que seja cumprida em todo o território nacional a isenção da cobrança do eixo suspenso nos pedágios das rodovias federais, estaduais e municipais.

Já o Governo do Estado informou, na tarde de segunda-feira, que vai congelar o Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) dos combustíveis, que serve como base de cálculo para efeito de tributação do ICMS.

Não haverá reajuste de 17 centavos no preço do diesel, previsto para 1º de junho, que deve continuar a R$ 3,67 o litro, valor praticado antes da greve dos caminhoneiros.

Caminhoneiros, porém, seguem com um discurso de “causa própria”. A maioria não se sente representado pelas entidades que negociaram em Brasília e em Mato Grosso o fim da greve.

Ao Gazeta Digital, um motorista comentou a situação, na última segunda-feira (28). “Esse negócio do pessoal lá [em Brasília], a gente nem sabe quem é esse pessoal. Na verdade, o que acontece é que isso é uma indignação própria. Nós estamos nos comunicando por essas mensagens de Whatsapp. Não tem ninguém lá que está falando por a gente”, afirmou.

Desde segunda-feira os postos de gasolina da capital começaram a receber combustíveis, normalizando o fluxo de abastecimentos, sem as filas gigantescas dos dias anteriores. Os órgão públicos também retomaram seus expedientes normalmente nesta terça-feira.

Fonte: GD

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta