Cuiabá ganha o primeiro posto para carros elétricos

O futuro começa a se tornar realidade aqui em Mato Grosso com a implantação do primeiro posto de recarga para veículos elétricos ou híbridos (eletroposto) inaugurado na noite de segunda-feira (21), na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) durante o IX Seminário de Energia.

No Brasil, a frota de veículos elétricos puros e híbridos em 2016 era de 2,5 mil unidades. Em Mato Grosso, são menos de 100 veículos – número que deve aumentar com a adesão cada vez maior das montadoras e o lançamento de modelos mais acessíveis financeiramente.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Juares Samaniego, participou da inauguração e falou sobre os impactos positivos que esse avanço representa para o desenvolvimento sustentável na capital.

“Houve um crescimento na fabricação destes veículos no país em torno de 200%, e isso nos mostra que em um futuro bem próximo, o consumidor irá mudar a forma de pensar e avaliar melhor este modelo na hora da compra do veículo, pois irá colaborar com o meio ambiente consumindo uma energia limpa e mais barata. Em Cuiabá temos aproximadamente dez carros elétricos, mas o aumento da demanda é uma tendência mundial. O evento vem para nos esclarecer os tipos de energia limpas e renováveis”, explicou o secretário.

Como alternativa de redução no custo de combustível e preservação do meio ambiente, o projeto inovador tem reunido investidores, empresas privadas e parcerias com o poder público e entidades para discutir o assunto. A novidade chegou primeiro na capital, porém já estuda-se a implantação em cidades estratégicas do estado.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta