Site da Prefeitura de Cuiabá foi hackeado

Um dia depois do ataque cibernético ao site oficial da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o alvo dos hackers neste domingo (6) foi o site oficial da Prefeitura de Cuiabá. A invasão ao sistema foi confirmada pela Secretaria de Comunicação, que informou ainda não ter detalhes sobre a ação criminosa.

O site foi adulterado com imagens e textos em crítica ao “silêncio dos bons” políticos e de oposição ao presidente Michel Temer (MDB). A invasão teria ocorrido nas primeiras horas da manhã deste domingo. Com um fundo preto, a mensagem vai abaixo de uma imagem espelhada do personagem “V de Vingança”, utilizado por hacker anarquistas, e no meio um homem de terno com uma interrogação no lugar da cabeça.

A mensagem repete o mesmo texto utilizado para hackear a página institucional da UFMT neste sábado (5). “Corrupção há em todo lugar, mas no Brasil corrupção virou cultura politica. O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons”, diz a mensagem.

Ao final do texto apelativo os invasores utilizam a cor vermelha para grifar o texto #ForaTemeresuabancada. Conforme a assinatura intitulada de ‘salve’, 11 apelidos assinam o texto: XinOx, Thelo Sousa, CyberAnon, VandaTheGod, Playtyne, Chacal, Tesseract@Root, Ninja Nz, Aj4x, Charlie BCA Harper e Neo.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que o setor de tecnologia da informação junto a empresa Trinix trabalha para solucionar o problema do site que ficou por algum tempo fora do ar. Ainda ressaltou que trabalham para descobrir a origem do ataque e restabelecer o site.

Veja nota na íntegra:

Nota

Gostaríamos de informá-los que nosso site sofreu um ataque em seus sistemas, de origem ainda desconhecida, mas que nosso setor de tecnologia da informação, juntamente com a empresa Trinix estão trabalhando para solucionar o problema, o mais rápido possível. Ainda não temos detalhes, mas estamos trabalhando para descobrir sua origem e, também para o restabelecimento de suas funções normais.
Agradecemos a compreensão.

Att Secretaria de Inovação e Comunicação

Fonte: GD (Valquiria Castil)

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta