Alto Paraguai recebe equipamentos hospitalares para reativar hospital

Atendendo antigo sonho dos moradores de Alto Paraguai, cidade do médio-norte de Mato Grosso, a Prefeitura Municipal em parceria com os deputados Eduardo Botelho (presidente da ALMT) e o federal Fábio Garcia, ambos do DEM, somam esforços para reativar o antigo hospital municipal, desativado há 20 anos. O primeiro passo foi dado com a aquisição de equipamentos hospitalares, através de emendas parlamentares, que foram entregues na sexta-feira (20.04), em cerimônia realizada no posto de saúde da cidade, local que será transformado na Unidade Mista de Saúde.

A iniciativa proporcionará a população serviços de internação, centro cirúrgico e partos, uma das grandes reivindicações, pois desde o fechamento do hospital não há registro de nascimento na cidade. “É muito importante pra nós porque há 33 anos moro no assentamento Capão Verde II e acompanhei a tristeza que foi o fechamento do hospital. Antes, todas as mulheres tinham o filho aqui, mas depois não puderam mais. Agora, com essa ação dos deputados sei que meus netos irão nascer aqui na nossa cidade, uma grande conquista!”, afirmou a agricultora Neide Fernandes da Silva Domigues.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Gomes disse que há esforços para que o projeto seja aprovado pela Vigilância Sanitária e para isso, contam também com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. “Queremos tratar nossos pacientes em nossa unidade. Enquanto muitos municípios pensam em fechar unidades de saúde, nos empenhamos para reativar nosso hospital e melhorar o atendimento em Alto Paraguai”.

Botelho também ressaltou a importância do hospital, especialmente nos atendimentos de maternidade e internação. Também anunciou outra emenda no valor de R$ 700 mil para a recuperação da pavimentação asfáltica. “Com essa nova estrutura o município começa a se preparar para ter uma maternidade. Um compromisso nosso junto com o deputado Fábio Garcia para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Alto Paraguai. Também trabalhamos para recuperar o asfalto na região”, explicou Botelho, ao destacar que recorreram ao governo para solicitar a reformar total da rodovia.

“É fruto de um trabalho conjunto com o deputado Botelho. Destinamos uma emenda de R$ 300 mil para a compra desses equipamentos. Mais 200 mil para custear a saúde pública e uma ambulância para Alto Paraguai”, declarou Garcia, ao acrescentar que os trabalhadores da agricultura familiar também receberam um kit de patrulha mecanizada.

“É um sonho transformar o pronto atendimento em unidade mista de saúde. Essa parceria com os deputados é fundamental porque a receita de Alto Paraguai é muito pequena e vivemos de FPM e ICMS”, afirmou a prefeita Diane Alves (PSDB).

DENISE E DIAMANTINO – O deputado Botelho aproveitou a sexta-feira para constatar a situação da MT-335, rodovia que interliga os municípios da região e está bastante danificada. Contudo, conferiu que em Denise o trabalho começa a dar resultados. Conforme intermediou junto a Secretaria Estadual de Infraestrutura, a lama asfáltica já está sendo colocada na entrada da cidade. Ele explicou aos moradores que a MT- 335 será totalmente reformada. Ainda, passou no Hospital São João Batista, em Diamantino e ficou satisfeito com a reforma que está a todo vapor, numa iniciativa da população. Botelho e Garcia reafirmaram o compromisso de articular recursos para contribuir também com esse hospital.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta