Presente no calendário da ONU, Dia Mundial da Criatividade ocorre em Cuiabá

Evento será simultâneo em Cuiabá, São Paulo, Campinas, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro.

Cuiabá será uma das 13 cidades do Brasil que vai celebrar o Dia Mundial da Criatividade (DMC). A programação em todas as cidades acontece simultaneamente no próximo dia 21 (sábado) e promete ser um marco histórico para quem acredita no poder da criatividade para resolver problemas deste século. Inclusive, no ano passado, o Dia Mundial da Criatividade entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) com a intenção de reforçar e celebrar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento sustentável, reunindo atividades em mais de cinquenta países.

A iniciativa de celebrar a importância da criatividade surgiu no início do século 21, quando líderes em diversos países criaram suas datas específicas para incentivar e fomentar o comportamento criativo e inovador como estratégia para o desenvolvimento social, econômico e ambiental. No Brasil, o Dia Mundial da Criatividade começou a ser organizado em 2014 pelo psicólogo Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e um dos principais nomes da economia criativa no Brasil. Até 2016, as comemorações no Brasil seguiam a mesma data do calendário de Portugal e era celebrada no dia 17 de novembro.

Em Cuiabá, o Grupo Tibanaré, ganhador do Prêmio Brasil Criativo em 2016, na categoria teatro com o espetáculo Passeio Noturno, é a liderança local e organiza a programação, que foca na arte como expressão do potencial criativo individual e coletivo. Artistas jovens e atuantes e com uma prática consolidada no mercado cultural em Cuiabá fazem parte da programação, que começa as 14h, com uma intervenção de Palhaços no Hospital do Câncer, com a Operação Só Ria. De lá, as 17h, inicia a programação no Metade Cheio, com o evento Disco Mania, que vai proporcionar uma roda de vitrola, promoções e sorteios. As 18h30, está programado uma rodada de conversa com artistas inspiradores e contemporâneos que produzem em áreas distintas do fazer artístico, para falarem sobre processo criativo, percursos, inspirações, criatividade e o impacto das suas criações para o desenvolvimento social, artístico e sustentável. Quem participa nesta edição, intitulada de Talk – Conexão Criativa são os artistas: Clara Azevedo, Grupo Flor Ribeirinha, Bruno Bini e Luiz Marchetti, com a mediação do artivista multimídia Eduardo Ferreira. As 19h40 o Coletivo Caixas no Caminho apresenta o teatro Lambe-Lambe “Come Come”, com Juliana Graziela e “Canto da Sereia”, com Milena Machado. A programação segue até as 22h com o Disco Mania e o café-bar-bistrô e lojinha-galeria do Metade Cheio.

Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site http://www.diamundialdacriatividade.com.br/home, na aba programação, cidade Cuiabá. As vagas são limitadas.

Em Cuiabá, a programação tem o apoio do In-Próprio Coletivo, Metade Cheio, Instituto Cultural Casarão das Artes e Programa Mato Grosso Criativo, da SEC-MT. A liderança nacional é a ProjectHub, que desde que foi criada em 2011, trabalha para ampliar e acelerar as conexões entre empreendedores criativos e investidores e hoje conta com mais de 7000 membros, em sua maioria do Brasil, mas também de países como Holanda, Índia, Canadá, Espanha e Dinamarca.

PROGRAMAÇÃO

14h – Intervenção de Palhaço, com Operação Só Ria – Hospital do Câncer

17h – Disco Mania – Metade Cheio

18h30 – Talk – Conexão Criativa com Clara Azevedo, Flor Ribeirinha, Luiz Marchetti e Bruno Bini, com mediação de Eduardo Ferreira

19h40 – Coletivo Caixas no Caminho – Teatro Lambe Lambe com Juliana Graziela e Milena Machado

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta