Consumidores de bancos podem renegociar dívidas via internet

Para oferecer ao consumidor uma oportunidade de negociar débitos, o Procon de Mato Grosso com apoio a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) realiza nesta semana, em que se comemora o Dia do Consumidor (15 de março), o 4º Mutirão de Combate ao Superendividamento. A campanha envolve 74 empresas entre bancos, financeiras e administradoras de cartão.

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br os consumidores de todo o Estado podem participar. O superintendente do Procon-MT, André Rondon Badini, explica que a campanha começou no dia 14 e segue até sexta-feira (16). “A intenção é atender de forma facilitada uma parcela crescente da sociedade que, na atual conjuntura econômica, teve seu poder de compra reduzido e está com dificuldades para pagar suas dívidas da forma inicialmente contratada”.

As empresas participantes se comprometeram a oferecer melhores propostas de negociação, de acordo com a análise individual do caso de cada consumidor. Outra vantagem segundo o Procon é que o consumidor pode renegociar sua dívida sem sair de casa, pois para participar basta ter acesso à internet. Caso o consumidor não tenha acesso a internet, poderá procurar a sede do Procon-MT em Cuiabá ou o Procon do seu município para acessar a plataforma e tirar suas dúvidas.

O superintendente destaca que é importante que os dados pessoais do consumidor sejam atuais e próprios, pois uma vez recebida a proposta na instituição financeira, o consumidor poderá ser contatado por telefone. As empresas terão o prazo de dez dias para analisar a proposta e entrar em contato com o consumidor para tentativa de renegociação dos débitos.

Como participar: O consumidor deve acessar o site www.consumidor.gov.br e fazer o cadastro para receber login e senha. Depois, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos.

No momento da classificação do pedido ou reclamação, é importante selecionar no campo ‘Problema’ a opção ‘Renegociação/parcelamento de dívida’. Já no campo ‘Descrição da Reclamação’, é preciso relatar o problema, informando que deseja participar da ação de renegociação de dívidas. Orientações sobre o cadastramento de usuário, registro e acompanhamento de reclamações podem ser obtidas no Guia do Usuário.

“Além de ser uma via pacífica para resolver conflitos de interesses, o mutirão é uma forma de resolver problemas sem precisar recorrer à justiça, trazendo assim benefícios para consumidores e empresas” disse André Rondon Badini, lembrando que horário de atendimento do Procon é das 12 às 18 horas.

Fonte: GD

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