A partir de fevereiro, Prefeitura passa a multar quem invadir faixa

Infração pode resultar em até 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e mais R$ 293 de multa

A partir da segunda semana de fevereiro, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai começar a multar os veículos que transitarem nas faixas exclusivas de ônibus.

O monitoramento das faixas e a aplicação das multas serão feitos por meio de quatro câmeras instaladas nas avenidas demarcadas com os corredores.

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana Antenor Figueiredo, a Pasta fará, primeiro, uma campanha educativa para conscientizar e preparar os motoristas.

“Vamos usar a imprensa, outdoors e também panfletos. Só para lembrar que, a partir da segunda semana de fevereiro, estaremos fazendo um monitoramento dos corredores exclusivos”, explicou.

Em 2017, a medida havia sido suspensa pela Prefeitura, até que houvesse uma conscientização dos motoristas.

Aqueles que desrespeitarem a nova determinação deverão pagar R$ 293,47 de multa e ainda receberão sete pontos na carteira de motorista.

Figueiredo acredita que a medida vai melhorar o trânsito da Capital.

“Isso vai diminuir o número de veículos na faixa exclusiva. Vai evitar os ‘furões’ que cruzam a faixa de ônibus. E o risco de acidentes nessa manobra é grande”, revelou.

Segundo o secretário, fica proibido o tráfego de veículos de passeio nas faixas de ônibus de segunda a sexta-feira entre as 6h e 20h e aos sábados das 7 h às 14h. Nos domingos e feriados, a via será liberada para todos os veículos.

As faixas exclusivas têm 12,5 km e passam pelas avenidas Historiador Rubens de Mendonça, Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Tenente Coronel Duarte e Generoso Ponce.

Apesar disso, o secretário informou que alguns veículos ainda poderão utilizar os corredores de ônibus, como táxis, viaturas policiais e ambulâncias.

A Prefeitura não tem cálculo de quantos veículos usam a faixa de ônibus de forma irregular, o que impede uma estimativa de quanto será arrecadado com as multas.

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta