Cura para calvície? cientistas criam cabelo com células-tronco

Surge uma esperança importante na cura para calvície.

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, EUA, conseguiram produzir um tecido de pele onde nasceram cabelos. A descoberta foi feita a partir de células-tronco de camundongos.

Eles conseguiram reproduzir um tecido com folículos pilosos em laboratório.

As células-tronco dos ratos cresceram nas camadas superior e inferior da pele.

O professor Karl Koehler , responsável pela pesquisa explica:

“Parece uma pequena bola de bolso. A pele se desenvolve como um cisto esférico e, em seguida, os folículos pilosos crescem para fora em todas as direções – como sementes de dente-de-leão.

Os pesquisadores disseram que a partir da pele, eles desenvolveram uma variedade de tipos de folículos capilares.

Como  O organismo da pele consiste em três ou quatro tipos diferentes de células dérmicas e quatro tipos de células epidérmicas.

A pele consiste em 20 ou mais tipos de células e estes modelos geralmente contêm apenas cinco ou seis, e nenhum deles é capaz de crescer o cabelo.

O professor Karl Koehler começou a usar células-tronco para criar pequenas versões de órgãos reais denominados ‘organoids’.

As células-tronco pluripotentes podem ser teoricamente transformadas em qualquer órgão, mas o pesquisador pretende criar pequenas versões do ouvido interno para tratar a surdez.

O professor Koehler afirma que a nova técnica poderia ser usada como um modelo para gerar organoids de pele humana no futuro.

O material pode ser usado em medicamentos para tratamento da calvície.

A terapia com células-tronco tem sido usada como um possível tratamento futuro para a perda de cabelos.

Fonte: www.sonoticiaboa.com.br

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta