Empréstimo: quatro dicas para evitar armadilhas e golpes

Pesquisar a reputação da empresa, as taxas e o registro da instituição financeiro no Banco Central evitam problemas na contratação de crédito

Brasil Econômico

Veja algumas dicas de segurança antes de contratar um empréstimo online
shutterstock

Veja algumas dicas de segurança antes de contratar um empréstimo online

O final de ano se aproxima e muitos consumidores pensam em reformar a casa, comprar um móvel novo e até mesmo cuidar um pouco da aparência, não é mesmo? Porém, a única maneira de realizar alguns desses sonhos é por meio de um empréstimo.

1 – Pesquise, simule e só depois contrate

Pesquisa é palavra de ordem de quem pensa contratar crédito. Segundo a Lendico, a única maneira de encontrar as melhores taxas de juros e condições de pagamento é pesquisando em todas as instituições que oferecem o serviço. Simule quantas vezes for necessário antes de concluir a transação. “Somente assim você terá certeza de que encontrou o empréstimo ideal“.

2 – Conheça a empresa

A segunda dica é o consumidor se informar sobre a empresa que pretende contratar o crédito. Dados como tempo no mercado financeiro, matérias jornalísticas que citem a empresa e demais dados, podem garantir ao consumidor segurança ao solicitar o dinheiro. “Por que fazer tudo isso? Para se certificar de que a empresa é idônea”. O Banco Central permite que qualquer pessoa consulte informações sobre instituições financeiras que são autorizadas e regulamentadas pela autoridade monetária.

3 – Depósito antecipado é proibido

Nunca feche negócio com instituições que por ventura venham pedir qualquer valor antecipado. Essa prática é proibida pelo Banco Central, além de ser algo que fere a legislação vigente no País. Vale ressaltar que empresas que têm este tipo de postura, podem se enquadram em tentativa de fraude ou golpe contra o consumidor.

4 – Usem as mídias sociais

Twitter, Facebook, Instagram , ou qualquer outro canal social devem ser utilizados como ferramenta de pesquisa na hora de decidir em qual instituição fará a contratação do empréstimo. Os sites especializados, como o Reclame Aqui , também serve de referência para saber a reputação da instituição perante outros consumidores.

Fonte: IG economia

Powered by WP Bannerize

Deixe uma resposta